Discursos - Discurso 8

13/ 04 /2017

Discurso 8

Breves Cumprimentos aos Formandos*

 

Cumprimento a Professora Decana Denise Imbroisi, representando o Magnífico Reitor da Universidade de Brasília, o prof. Mamede Said, Ilustre Diretor da Faculdade de Direito e, ainda, cumprimento a Professora Sinara Gumiére, representante da Profa. Patronesse da Turma Débora Diniz. Estendo os cumprimentos aos Ilustres Professores João Neto e Bruno Rangel, também homenageados, às autoridades, aos estudantes e aos familiares presentes.

Caros Formandos: É uma honraria para mim poder compartilhar convosco este momento de alegria, estudantes que foram das inesquecíveis turmas de Teoria Geral do Processo II do ano de 2013, do período noturno e do diurno, agora formandos do segundo semestre de 2016, por quem tenho simpatia, admiração e especial estima.

Permitam-me a linguagem do Direito Processual para dizer que me coloco hoje mais como testemunha presencial de pequena parte desse processo, que começou com o ingresso na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, seguiu com semestres de dificuldades e obstáculos, de presenças diuturna nas aulas, de trabalhos e de pesquisas, e de provas, provas, provas e tantas provas, fase que se encerra para vós com uma sentença justa: a sentença do coroamento dos estudos, a sentença do reconhecimento do esforço e da superação; a sentença do congraçamento pelo dever integralmente realizado.

Desejo-vos, Caríssimos Formandos, êxitos nos confrontos seguintes em outras instâncias profissionais e acadêmicas. Sei que saberão usar os recursos adquiridos durante o tempo da Faculdade. Neste caso, ao contrário do processo judicial em que o recurso é interposto pelos vencidos, no processo histórico individual o recurso para esses desafios deve ser utilizado pelos vencedores, por cada um de Vós.

Creio que continuarão a jornada com esperança, fé e perseverança, e com a ajuda de Deus. Com esse Deus, como já dizia o Padre Antônio Vieira em um de seus Sermões, com esse Deus que está sempre pronto da sua parte, “com o Sol para aquentar e com a chuva para regar; com o sol para aluminar e com a chuva para amolecer, se os nossos corações quiserem”.

Conhecendo suficientemente cada um de vós, como testemunha parcial e não isenta que sou, mas compromissada com a verdade na condição de Paraninfo, posso assegurar que não somente os vossos corações, vossas aspirações e vossas emoções…, também vossos intelectos estão prontos para outros embates em diversas esferas, lugares e cenários. Que essa nova etapa vos seja Promissora em busca dos (vossos) Destinos! Muitas Felicidades!

 

* Vallisney de Souza Oliveira. Discurso de Paraninfo aos Formandos do 2º Semestre de 2016 da Faculdade de Direito da UnB, em 03 de abril de 2017.

 

categoria: Discursos